Ouro Negro Transportes é guiada por princípios e valores que se perpetuam entre os profissionais de todas as filiais
Há mais de duas décadas, a Ouro Negro tem a missão de oferecer soluções em transporte de carga, por meio da conexão de negócios, com sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ao todo, são mais de 800 profissionais espalhados pelas filiais de Campinas (SP), Criciúma (SC), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Itajaí (SC) e Porto Alegre (RS) e unidades terceiras. Um dos princípios e valores transportados pela empresa é a valorização e respeito às pessoas. Para que isso continue se perpetuando entre os colaboradores, a transportadora utiliza de ferramentas, como a comunicação interna.
A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Ouro Negro Transportes, Mirian Gabriella Gomes da Silva, atua na matriz da empresa, localizada em Criciúma (SC). Em cada filial, existe um profissional no setor de RH e um gerente. Já na matriz, atualmente existem dois gerentes corporativos. Em resumo, todos precisam estar em sintonia para a tomada de decisões.
“A comunicação interna é uma forma de preservar e impulsionar a cultura da organização, além de estabelecer e estreitar canais que possibilitam o relacionamento com os nossos profissionais, promovendo e difundindo os ideais da empresa”, afirmou Mirian.

Seu dia de Ouro
Todas as ações que ocorrem na matriz, também são realizadas nas filiais. Diariamente é publicado nas redes sociais da Ouro Negro os aniversariantes do dia, como uma forma de parabenizá-los por mais um ano de vida. Mensalmente, os profissionais que completaram aniversário participam do programa ‘Seu dia de Ouro’. Na oportunidade, são reforçadas as diretrizes da empresa, entregue uma lembrança e servido um café, com o objetivo de aproximar ainda mais os colaboradores da equipe diretiva.
Notícias que valem Ouro
Mensalmente também são distribuídos os exemplares do jornal ‘Notícias que valem Ouro’. Se trata de um material que compila tudo o que ocorreu durante o mês em todas as filiais da empresa. Todos os profissionais têm acesso à versão digital do jornal. Já aqueles que não possuem dispositivos móveis, podem conferir a versão impressa nos murais da empresa.
O profissional tá on
Os profissionais que se destacam com ideias inovadoras que contribuem com o dia a dia da equipe, são reconhecidos pelo projeto ‘O profissional tá on’. Este projeto é divulgado nas redes sociais da empresa, informando sobre a solução proposta pelo colaborador. Além disso, o profissional se torna a capa do jornal ‘Notícias que valem Ouro’, ficando em destaque na empresa durante todo o mês.
Time no controle
Semanalmente é publicado nas redes sociais da Ouro Negro um vídeo da série ‘Time no controle’. Se trata de profissionais explicando sobre a sua função e o dia a dia na empresa. O objetivo maior é não apenas mostrar ao público o que há por trás da marca, mas também valorizar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.
Histórias que valem Ouro
Existem profissionais que caminham com a empresa há muitos anos. Durante toda a jornada, vivenciaram inúmeras histórias e conquistas dentro da empresa. Por isso, mensalmente é divulgado um vídeo da série ‘Histórias que valem Ouro’, nas redes sociais da empresa. Neste material, os profissionais compartilham um pouco de suas vivências profissionais.
Reuniões semanais
A empresa acredita que o engajamento efetivo da equipe se dá quando os profissionais se identificam com os princípios e valores da empresa. Por isso, o papel dos gestores é fundamental para que os trabalhos se concretizem da melhor forma possível.
Semanalmente, todos os gestores se reúnem para alinhar as demandas dos setores. Os gerentes corporativos também fazem o acompanhamento semanal das atividades que ocorrem nas filiais, por meio do contato direto com os gerentes de unidades.
“Viver o dia a dia das filiais nos faz entender onde podemos contribuir para a solução das demandas daquela realidade. O sentido de fazer gestão se concretiza quando nos tornamos incentivadores e impulsionadores do desenvolvimento das pessoas e dos resultados obtidos pela organização”, concluiu a gerente administrativa, financeira e de pessoas da Ouro Negro Transportes, Greice Sehnem Pesenti.
Texto: Maria Henrique Leandro/jornalista
Fotos: Arquivo

